domingo, 13 de dezembro de 2009

A Biblioteca e Práticas Pedagógicas



   A biblioteca Borboletra está totalmente inserida na vida da comunidade escolar, fazendo com que essa seja uma verdadeira extensão da sala de aula.
    Mas, o que existe de tão extraordinário na Borboletra? É o modo de funcionamento, pois é menos formal e mais flexível. Não se limita apenas a emprestar livros, mas oferece um ambiente acolhedor com ilustrações nas paredes feitas pelos alunos e uma participação efetiva destes como, por exemplo, o “ajudante da hora”, onde o aluno é identificado com um crachá e auxilia nas tarefas desenvolvidas na biblioteca. Há uma lista enorme de alunos cadastrados e é feito um rodízio entre eles. Esta lista é colocada em um mural onde todos têm acesso.
     A Borboletra atua em conexão com o plano pedagógico da escola. Para isso conta com a participação dos professores e estes fazem da biblioteca um recurso pedagógico de apoio ao trabalho deles. O vínculo entre a biblioteca e os professores é constante na busca de material como livros didáticos, literatura infantil e dicionários.
   Segundo a professora Pollyanna, responsável pela turma da 4. série, turno manhã, a leitura é bastante estimulada na sala de aula e na biblioteca. As crianças têm, durante a semana, um período para escolha e retirada de livros. Estes livros ficam com os alunos durante uma semana. A leitura é feita em casa durante a semana e após este período é feita uma roda para que eles possam falar sobre a obra lida na semana. São desenvolvidas também tarefas em parceria com a sala de aula, como “Momentos de Leitura”, onde a professora, acompanhada dos alunos, utiliza o espaço da biblioteca fazendo com que a dinâmica da leitura ganhe uma outra cor.

   Existe ainda a “Hora do Conto”, organizada e realizada pela Tamara, que é a pessoa responsável pela biblioteca. Ela acompanha, junto aos professores, o que está sendo desenvolvido em sala de aula e a partir das informações colhidas é feita a escolha da história a ser contada. Ali no ambiente da biblioteca, a narradora, de maneira lúdica e divertida, dá vida aos personagens da história, fazendo com que estes saltem do livro e proporcione momentos de pura magia aos alunos.
   A escola possui 11 turmas, da 1ª série à 4ª. Todas elas freqüentam a biblioteca duas vezes semanalmente. Uma para a troca de livros que serão lidos em casa e a outra para a atividade da Hora do Conto. Independente dos dias estipulados pelo professor, há uma freqüência assídua dos alunos à Borboletra. Portanto, percebemos que a biblioteca é uma parte indispensável nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, contribuindo assim no processo ensino-aprendizagem do aluno.

Postado por: Eliânia Neves de Moraes, Rodrigo Lourenço da Silva Pinto, Rosa Marli Dornelles Vargas (alunos do curso técnico em Biblioteconomia do IFRS – Campus Porto Alegre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário