quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


Filosofia da Escola:

A Biblioteca Borboletras pertence à Escola Ananda Marga, expressão na linguagem Hindú que em português, significa “caminho da felicidade”. Essa escola neo-humanista é independente de religiões, aplica uma filosofia espiritual. Utiliza como cumprimento a palavra Namaskar acompanhada do gesto de levar as mãos unidas ao centro da cabeça e em seguida ao centro do peito, o que simboliza o desejo de transmitir os bons sentimentos de um indivíduo para o próximo.
A Escola Ananda Marga tem como principal enfoque a criança. Visa desenvolver os alunos nos aspectos físico, mental e espiritual. Em busca da auto-realização a filosofia pretende difundir na comunidade a construção de uma nova sociedade universal.
Toda essa harmonia que envolve a filosofia da escola faz com que a Biblioteca Borboletras torne-se um local muito agradável para a realização de uma boa leitura ou pesquisa escolar. O acervo é organizado de maneira prática e acessível às crianças. O ambiente é bem estruturado para compreender os alunos o mais confortavelmente possível, para que, assim, desenvolvam suas atividades com muito prazer na Biblioteca. Além das mesas e cadeiras, as crianças podem aproveitar a leitura no cantinho do tapete e almofadas, com a companhia de bichos de pelúcia, fantoches e animações em papel nas paredes – um ambiente fascinante – como deve ser uma biblioteca escolar.
A atmosfera que envolve a Biblioteca é bastante comum aos alunos da escola para quem mantras, meditação e ioga fazem parte do cotidiano. O bem estar sentido durante a prática da filosofia abre a mente e a dá fome de saber. A Biblioteca Borboletras tem o material exato para saciar a mente e desenvolver os alunos como seres pensantes.

Autores: Alunas do Curso Técnico em Biblioteconomia 2009/01 do IFRS - Campus Porto Alegre - Graziele Santorum, Jacqueline Teer, Malu Moura e Rose Lütz.


Um comentário:

  1. Olá Dionéia, adorei o foco do blog. Abração e um excelente 2010 para todos os seus objetivos.

    ResponderExcluir