sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

BIBLIOTECA x INFORMÁTICA

O trabalho da biblioteca escolar é mais do que informar. É ensinar a criança a buscar e selecionar a informação adequadamente, com o maior grau de autonomia possível.

Desta forma a Borboletras desenvolve tarefas de pesquisa escolar na internet. Ensinando desde o básico das pesquisas (onde buscar, o que escrever, como aprimorar a pesquisa), além de conscientizar sobre as milhares de informações incorretas presentes na rede.

Assim a criança se sente livre para ir até onde sua mente desejar, sabendo que nem tudo que reluz é ouro e que se uma informação varia demais de uma fonte para outra, deve sempre desconfiar!

E, principalmente, aprende que ler é a forma mais fácil de se obter a tão sonhada e buscada liberdade, liberdade proporcionada pelo conhecimento.




Dicas para saber se uma fonte é confiável?

A web nos permite ter acesso a um grande número de informações com muita facilidade, mas como saber se uma informação é confiável? Existem algumas formas de averiguar se uma informação é real ou não.

  • Depois de analisar as informações presentes na página, fazer uma nova pesquisa sobre o assunto em outras páginas para ver se as informações conferem ou não;
  • Pesquisar sobre as referências do autor que disponibiliza a informação. Se não há identificação, as chances de a informação não ser confiável são bastante altas;
  • A informação tem data de criação? Está atualizada?
  • A página deve seguir a norma culta da língua portuguesa. Erros ortográficos tiram a credibilidade da informação.
  • Procurar saber com outras pessoas que conhecem alguma coisa do tema pesquisado se a fonte que foi utilizada é confiável.

Essas dicas não garantem que a fonte seja confiável, mas ajudam...



E para não errar na hora da pesquisa...
  • Caso não tenha muita experiência em buscas na web, o Google é um bom local para se começar;
  • Procure ser o mais específico possível na descrição do que precisa, assim terá menos chances de ter assuntos que não interessam entre o que deseja;
  • Geralmente as páginas de busca possuem a opção “avançada” que facilita na hora de buscar assuntos específicos. Caso não tenha, você pode também usar operadores como + (entre as palavras que deseja), ou - nas palavras que não quer que ele procure, ou seja, quer excluir de sua pesquisa.
  • Lembre-se que as páginas do topo da lista são as mais acessadas, o que não indica que sejam as melhores. Vale a pena olhar outras também.

Allan Trois, Dionéia Branchi e Keila Sant'Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário