sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O Direito de Ser Criança.


Em um levantamento realizado em dezembro de 2005 estimou que cerca de 1% da população brasileira vivia nas ruas, um número de 1,8 milhões de brasileiros renegados a dormir ao relento, sem as mínimas condições de higiene e alimentação e todas as medidas garantidas por lei na constituição. O poema " O Bicho " de Manuel Bandeira(http://pedagogiadosocial.blogspot.com/2009/07/o-bicho-manuel-bandeira.html) já expressava a situação social em que alguns brasileiros se encontravam, contudo, quando se fala de "pessoas vivendo nas ruas", não pensamos rapidamente em crianças e adolescentes, incluímos somento adultos nessas condições precárias de vida, infelizmente, sabemos que não é verdade.

O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal reconhece a crianças e adolescentes os direitos a liberdade, dignidade e respeito ( artigo 15).Em 1959, A Declaração Universal dos Direitos da Criança, enfatiza que toda criança precisa de prteção e cuidados especiais, antes e depoois do nascimento, sem discriminaçã de sexo, cor, língua, religião ou origem social. Segundo tânia da Silva Pereira, advogada e professora da PUC/Rio e UERJ:

"Uma criança que não sonha, não começou a viver, uma criança sem sonhos está limitada ao mundo da razão, a criança sem sonhos é uma águia sem asas( adaptado). "

O Brasil tem um grande contigente de meninos de rua, crianças e adolescentes que precisam de ajuda e existe um grande números de projetos, muitos relacionados ao governo, outras são mantidas por ONG's( Organizações Não Governamentais) para dar assistência não só a essas crianças, mas também a suas famílias. Em Porto Alegre na Escola Neo-Humanista Ananda Marga, localizada no bairro Restinga Nova, foi criado o programa Ação Rua.

O programa atende crianças e adolescentes da Restinga e da região Extremo Sul da cidade em situação de rua, assim como suas famílias, com a intenção de alternar essa situação vivida pelas crianças. A equipe do Ação na Rua é composta por coordenadores, assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, todos unidos, utilizam de todas as estratégias e ações necessárias para enfrentar o problema e ajudar da melhor forma possível.

Atitudes como a do programa Ação Rua é o que garante uma infância mais "normal" e feliz a quem se encontra nessas situações. Felizmente, no Brasil, várias instituições, ong's e programas são fundados e criados com o objetivo de ajudar e socorrer crianças e adolescentes em situação de rua.


Letícia, Ana Maria, Géssica e Vanessa


Referências:


disponível em: http://www.amurt.org.br/site/view/viewSub.php?sec=projetos&id=7
acessado em: 2 de dez. de 2009.

BOCCHINI, Bruno, disponível em: http://www.direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=701&Itemid=2
acessado em: 2 de dez. de 2009.

INACIO, Alda , disponível em: http://criticaedenuncia.blogspot.com/2007/09/meninos-de-rua-realidade-do-terceiro.html
acessado em: 2 de dez. de 2009.

Estatuto da Criança e Adolescente. http://www.eca.org.br
acessado em: 6 de dez. de 2009.

Declaração Universal dos Direitos da Criança ( 1959). http://www.dji.com.br/crianca_adolescente/crianca_adolescente.htm

Comissão Organizadora do Prêmio Sócio- educando; coorcenadora: SPASETO, Karyna Batista. Sócio- educação: adolescentes em conflito com a lei: experiências de medidas sócio- educativas. 2 ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário